As poeiras de África que, desde a manhã desta terça-feira, cobrem os céus de Portugal, em especial no Minho e também em toda a região Norte e Centro, vão manter-se na Península Ibérica até quinta-feira, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA refere que “está a ocorrer o transporte de poeiras sobre o território continental devido a um fluxo de sul induzido pela depressão Célia. As poeiras em suspensão, oriundas do norte de África, atingiram a Península Ibérica prevendo-se que persistam até ao fim do dia 17, quinta-feira”.
“Os efeitos mais visíveis são a alteração da cor do céu visto que as poeiras estão normalmente acima da superfície, embora dependendo da sua concentração possam atingir níveis mais baixos com implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde. Também é possível ocorrer a deposição das poeiras através da precipitação [a chamada ‘chuva de lama’], esta situação é mais provável na região Sul nos dias 15 e 16 de março”, acrescenta o comunicado.
Os relatos chegam-nos de quase todos os pontos do Minho, como Braga, Viana do Castelo, Barcelos, Cabeceiras de Basto, Guimarães, Fafe, Terras de Bouro ou Vizela. Ou seja, as poeiras estão a chegar a todo o território minhoto e a grande parte do país.
Komentar